Você faz manutenção preventiva do seu computador?

Internet

A manutenção do computador é algo extremamente importante para manter o bom funcionamento do equipamento. Afinal, quando ele apresenta falhas, é um verdadeiro transtorno, não é mesmo? 

Isso porque documentos, senhas e, até mesmo, fotos e outros arquivos ficam armazenados nesse equipamento. Logo, para não comprometer a eficiência operacional do aparelho, o melhor é poder contar com a manutenção preventiva do computador, a fim de se evitar lentidão e outros problemas. 

Quer saber mais sobre manutenção preventiva do computador e sua importância? Então, continue a leitura! 

O que é a manutenção do computador? 

A manutenção do computador no formato preventivo diz respeito a todas as ações para evitar questões desencadeadas por falta de verificações rotineiras. Isso compreende a observação, de tempos em tempos, para verificar: 

  • falta de espaço em disco; 
  • excesso de poeira; 
  • troca de peças antigas; 
  • atualização do antivírus, entre outros. 

Assim, a manutenção preventiva do computador ocorre quando o equipamento ainda está funcionando, mas precisa passar por alguns ajustes, a fim de se evitar que as falhas ocorram. 

Já a manutenção corretiva acontece quando o computador já apresenta algum problema. A verificação é feita com o objetivo de diagnosticar e sanar as questões que impedem o funcionamento do equipamento. 

Qual a importância de realizar a manutenção com frequência? 

Existem várias razões para se investir na manutenção do computador de forma periódica. No entanto, a principal delas é aumentar a vida útil do equipamento. 

Com isso, é possível gerar uma economia significativa, pois é possível reduzir os custos com a aquisição de peças novas. Isso evita problemas de produtividade com máquinas lentas, além da falta de disponibilidade de sistemas por causa de erros e, até mesmo, superaquecimento. 

Quais os benefícios de fazer a manutenção do computador? 

Quando você investe na manutenção preventiva de computadores, é possível usufruir de uma série de vantagens. Listamos as principais para você, a seguir. Acompanhe! 

  • Aumento do desempenho da máquina 

Ninguém quer trabalhar ou ter momentos de lazer em um computador lento, não é mesmo? Além da perda de tempo e, consequentemente, de produtividade, isso ainda é capaz de irritar bastante o usuário. 

Como comentamos, a tendência é que, com o passar dos anos, o computador perca um pouco do seu desempenho. Isso acontece por vários motivos, sendo o principal deles o grande número de arquivos criados que podem fragmentar os dados, além de causar a sua desorganização e diminuir o processamento. 

Mas, com a manutenção do computador, você consegue eliminar arquivos que não estão sendo usados e os temporários, além da fazer a desfragmentação de disco regular, reduzindo o problema de desempenho da máquina. 

  • Descoberta precoce de problemas

Seja por uma poeira, seja por um superaquecimento, existem várias razões que podem levar o seu computador a falhar. Esses erros nunca chegam de uma hora para outra, por isso, é fundamental estar atento aos sinais e investir na manutenção regular da máquina. 

Isso torna possível que você identifique os problemas ainda em estágios iniciais. Do contrário, isso pode demandar uma manutenção corretiva. 

Sem falar no fato de que a tendência é que a máquina, com o passar do tempo, diminua o seu desempenho. Portanto, quando você investe na manutenção do computador, todas essas questões são diminuídas. 

Qual a frequência ideal para realizar a manutenção do computador? 

Para aumentar a vida útil do seu computador, é recomendado realizar a manutenção preventiva entre seis meses e um ano, para aquelas máquinas que estão expostas em ambientes com pouca poeira. Já para ambientes sujeitos a uma quantidade maior de pó, ou que foram reformados recentemente, o ideal é a cada três ou quatro meses. 

Além disso, é preciso estar atento às funcionalidades e, ao perceber alguma anormalidade, procure a assistência técnica de sua confiança. 

Como vimos, a manutenção do computador deve ser feita, em especial, de forma preventiva, a fim de aumentar a vida útil do equipamento e também proporcionar uma melhor experiência para o usuário. 

Menu